Teatro Politeama apresenta... Severa, a Diva da Mouraria!
05 - fev - 19
O Politeama traz à cena um novo musical!
Filipe La Féria, o encenador, destapa o véu desta criação que, segundo o próprio, tem potencial para se tornar no grande espetáculo da sua vida.
SEVERA - O MUSICAL
Como é que surgiu a ideia de fazer um musical sobre a fadista que ficou conhecida como A Severa?
Sempre tive o desejo de fazer um grande Musical sobre a Severa. É uma figura quase desconhecida que viveu numa época histórica em que Portugal atravessou uma das mais violentas guerras civis: a luta entre os liberais e os absolutistas.
O espetáculo vai manter-se fiel à história desta mulher que viveu no início do século XIX e foi considerada a fundadora do fado?
A história da Severa é uma lenda que Júlio Dantas transformou num romance onde descreveu os amores da Severa com o Conde Vimioso. Mas o mais interessante é saber como nasceu o Fado, que veio do Brasil trazido pelos escravos, o lundum e o chorinho, e que com a influência ibérica deu origem ao Fado. Severa, a meretriz da Mouraria que se tornou famosa no seu tempo, passou à história como a Mãe do Fado.
O que é que nos pode adiantar sobre este musical?
É essa história maravilhosa e fantástica que o Musical virá contar num espetáculo emocionante em que eu aposto e arrisco tudo para ser o grande espetáculo da minha vida.
Vão ser dois meses de ensaios intensivos em que toda a equipa do Politeama dará tudo por tudo para que a Severa marque o regresso deste Teatro aos grandes musicais.
Quem serão os atores em palco?
Mais de vinte, entre eles nomes como o de Anabela, Carlos Quintas, Filipa Cardoso, Fernando Gomes, Yola Dinis, Filipe de Albuquerque, Cristina Oliveira, João Frizza e Francisco Sobral.
Este espetáculo tem potencial para atingir a mesma projeção do musical Amália?
Sem dúvida. O Teatro é a história de um povo. Falar de Portugal, dos nossos mitos, da nossa identidade, com a nossa música, a nossa poesia e a nossa História, é a função mais nobre do Teatro e com a qual o público mais se identifica.
Filipe La Féria, Encenador
SABIA QUE...
- A estreia deste espetáculo está marcada para o mês de março;
- Maria Severa dos Anjos (A Severa) nasceu no Socorro, em Lisboa, em 1820 e morreu em 1846, aos 26 anos;
- A cantora e atriz Anabela - que já participou em diversos musicais de Filipe La Féria - interpretará a personagem da fadista Severa;
- Severa, O Musical vai transportar os espectadores até ao século XIX em Portugal, às esperas de touros, às tabernas da Mouraria, aos salões da aristocracia, à guerra entre liberais e absolutistas e à vida da criadora do Fado, num espetáculo glamoroso, romântico e pleno de emoção e aventura;